sexta-feira, 8 de maio de 2009

Como identificar se o produto contém lactose?

Acredito que o grande drama dos intolerantes a lactose é identificar, dentre os produtos oferecidos no mercado, quais contém ou não lactose. Parece ser uma tarefa simples, mas na prática acabam surgindo muitas dúvidas.

A regra básica é: antes de comprar ou consumir qualquer produto, olhar a lista de ingredientes. Por lei, todos os alimentos devem ter estas informações no rótulo. Não confundir "ingredientes" com "tabela nutricional".

Na lista de ingredientes, devemos procurar os itens principais: Leite, Leite Condensado, Soro de Leite em Pó, Queijo, Manteiga, Margarina. Estes componentes contém lactose e são os mais comuns de se encontrar. Mas devemos ficar atentos a qualquer outro derivado de leite: creme de leite, iogurte, etc.

Além disso, o que tira o sono dos intolerantes é a informação "Pode conter traços de leite". Na maioria dos alimentos que não têm os ingredientes citados anteriormente, existe essa advertência. Segundo um representante da Bauducco, isto significa que o alimento não possui nenhum derivado de leite na sua composição, mas como a fábrica produz outros alimentos que levam leite, pode acontecer da higienização dos equipamentos deixar vestígios destes alimentos e acabar aparecendo leite em pequena quantidade no outro alimento a ser produzido. A grande pergunta é: intolerantes podem consumir este alimento? A resposta é: provavelmente sim! A possibilidade de ter lactose é pequena, e se tiver, em quantidades extremamente pequenas. Por precaução eu não "abuso" destes alimentos. Ou seja, consumo em pequenas quantidades.

Pessoal, eu acrescentei novos itens na lista de alimentos sem lactose. Mais uma vez: todos alimentos que eu ponho na lista, eu testei pessoalmente.

Estamos de volta

Depois de 6 meses sem atualização por pura falta de tempo, informo que voltei a atualizar o blog 100 Lactose. Tenho novas informações que quero compartilhar. Confiram nos próximos posts!