terça-feira, 22 de janeiro de 2008

O que é intolerância a lactose

A lactose é o açúcar do leite, que para ser processada pelo corpo, necessita ser quebrada por uma enzima específica, chamada lactase, produzida pelo intestino delgado.

A intolerância a lactose é uma deficiência na produção desta enzima pelo corpo humano. A produção dela é reduzida gradativamente à medida que o ser humano vai envelhecendo, sendo que em alguns casos, ele pode cessar completamente a sua produção. Nestes casos, a lactose não processada vai diretamente para o intestino grosso, causando os desagradáveis sintomas: produção excessiva de gases, diarréia, dores abdominais e em alguns casos náuseas e vômitos.

Quando a intolerância ocorre na infância, é possível que com o tempo o corpo volte a produzir a enzima. Entretanto, quando a intolerância acontece na fase adulta, a mesma é irreversível. A solução então é fazer uma dieta sem lactose.

Aparentemente parece ser algo simples retirar o leite e seus derivados da alimentação. Entretanto, hoje a maior parte dos alimentos levam algum composto do leite em sua composição.
A única forma é olhar a composição de todos os alimentos antes de consumi-los (quando possível).

Existe também uma outra alternativa que é a lactase manipulada em laboratorio. Consome-se uma ou duas capsulas antes de se alimentar com produtos com lactose e a digestão ocorre normalmente. Esta capsula é produzida e vendida no exterior, mas no Brasil só através de manipulação, solicitada por um médico.

Nenhum comentário: